Tricoma: o que é, pra que serve, qual sua função – Fotos

Tricomas são estruturas presentes na epiderme de alguns tipos de plantas. Tem como função da proteção ao vegetal contra animais que tentam comê-la. Também ajudam diminuindo a perda de água pelas plantas e ainda atraem polinizadores. Os tricomas não são exclusivos das plantas e podem aparecem em outros seres vivos.

Tricoma, significa ” cabelo “, são excrescências finas ou apêndices em plantas, algas, líquens, e certos protistas. Eles são de estrutura e função diversificadas.

Exemplos são pelos glandulares, escamas e papilas. Uma cobertura de qualquer tipo de cabelo em uma planta  a superfície que os suporta é supostamente pubescente.

Tricomas vegetais

Tricomas pegajosos de uma planta carnívora, Drosera capensis com um inseto preso, contêm enzimas proteolíticas.

Tricomas na Cannabis, ricos em canabinóides.

Pelos da superfície aérea

Tricomas em plantas são consequências epidérmicas de vários tipos. Os termos emergências ou espinhos referem-se a excrescimentos que envolvem mais do que a epiderme.

Essa distinção nem sempre é facilmente aplicada (consulte a árvore Aguarde um minuto ). Além disso, existem células epidérmicas não- tricomatosas que se projetam da superfície.

Um tipo comum de tricoma é um cabelo. Os pelos vegetais podem ser unicelulares ou multicelulares, ramificados ou não ramificados.

Os cabelos multicelulares podem ter uma ou várias camadas de células. Os pelos ramificados podem ser dendríticos (semelhantes a árvores) como na pata de canguru ( Anigozanthos ), tufados ou estrelados (em forma de estrela), como em Arabidopsis thaliana.

Outro tipo comum de tricoma é a escama ou pelo peludo, que tem um aglomerado de células em forma de placa ou escudo ligado diretamente à superfície ou suportado por um talo de algum tipo.

Exemplos comuns são as escamas foliares de bromélias, como o abacaxi, o rododendro e o espinheiro ( Hippophae rhamnoides ).

Qualquer um dos vários tipos de pelos pode ser glandular, produzindo algum tipo de secreção, como os óleos essenciais produzidos por balas e muitos outros membros da família Lamiaceae.

Ao descrever a aparência superficial dos órgãos da planta, como caules e folhas, muitos termos são usados ​​em referência à presença, forma e aparência dos tricomas.

Os termos mais básicos usados ​​são glabros – cabelos em falta – e púberes – com pelos. Detalhes são fornecidos por:

  • glabrous, glabrate – falta de cabelos ou tricomas; superfície lisa
  • hirsuto– grosseiramente peludo
  • hispid– tendo cabelos eriçados
  • articular– pelos simples pluricelulares unisseriados
  • felpudo– tendo uma cobertura quase de lã de pelos longos
  • pilose– púberes com pelos longos, retos, macios, espalhados ou eretos
  • puberulento– minuciosamente pubescente; ter pelos finos, curtos, geralmente eretos
  • pelos pubescentesou tricomas de qualquer tipo
  • strigillose– minuciosamente strigose
  • strigose– ter cabelos lisos todos apontando mais ou menos na mesma direção que ao longo de uma margem ou nervura central
  • tomentelo– minuciosamente tomentoso
  • tomentose– coberto com pelos grossos e emaranhados
  • villosulous– minuciosamente villous
  • vilosas– com pelos longos e macios, muitas vezes curvados, mas não emaranhados

O tamanho, a forma, a densidade e a localização dos pelos nas plantas são extremamente variáveis ​​na presença das espécies e mesmo dentro de uma espécie em diferentes órgãos da planta. Várias funções básicas ou vantagens de ter pelos de superfície podem ser listadas.

É provável que, em muitos casos, os pelos interfiram na alimentação de pelo menos alguns pequenos herbívoros e, dependendo da rigidez e irritabilidade ao palato, grandes herbívoros também.

Os pelos nas plantas que crescem em áreas sujeitas a geada mantêm a geada longe das células da superfície viva.

Em locais com muito vento, os cabelos interrompem o fluxo de ar pela superfície da planta, reduzindo a transpiração.

Revestimentos densos de cabelos refletem luz solar, protegendo os tecidos mais delicados por baixo em habitats quentes, secos e abertos.

Além disso, em locais onde grande parte da umidade disponível vem do gotejamento de névoa, os cabelos parecem aumentar esse processo aumentando a área de superfície na qual as gotículas de água podem se acumular.

Tricoma e Desenvolvimento do Cabelo da Raiz

Tanto os tricomas quanto os pelos radiculares, os rizoides de muitas plantas vasculares, são conseqüências laterais de uma única célula da camada epidérmica. pelos radiculares se formam a partir de tricoblastos, as células formadoras de pelos na epiderme de uma raiz de planta.

Os pelos radiculares variam entre 5 e 17 micrômetros de diâmetro e 80 a 1.500 micrômetros de comprimento. Os pelos das raízes podem sobreviver por duas a três semanas e depois morrer.

Ao mesmo tempo, novos pelos radiculares estão continuamente se formando no topo da raiz. Desta forma, a cobertura dos pelos radiculares permanece a mesma.

É, portanto, compreensível que o repotting seja feito com cuidado, porque os pelos das raízes estão sendo arrancados na maior parte do tempo. É por isso que o plantio pode causar o murchamento das plantas.

O controle genético da padronização de tricomas e raízes de cabelo compartilha mecanismos similares de controle.

Ambos os processos envolvem um núcleo de fatores de transcrição relacionados que controlam a iniciação e o desenvolvimento do crescimento epidérmico. A ativação de genes que codificam fatores específicos de transcrição proteica (denominados GLABRA1 (GL1), GLABRA3 (GL3) e TRANSPARENT TESTA GLABRA1 (TTG1)) são os principais reguladores do destino celular para produzir tricomas ou pelos radiculares.

Quando esses genes são ativados em uma célula epidérmica da folha, a formação de um tricrômico é iniciada dentro dessa célula. GL1, GL3. e TTG1 também ativam reguladores negativos, que servem para inibir a formação de tricrômios nas células vizinhas.

Este sistema controla o espaçamento de tricomas na superfície da folha. Uma vez desenvolvidos, os tricomas podem se dividir ou ramificar.

Em contraste, os pelos radiculares raramente se ramificam. Durante a formação de tricomas e pelos radiculares, muitas enzimas são reguladas. Por exemplo, pouco antes do desenvolvimento do cabelo radicular, há um ponto de atividade de fosforilase elevada.

Tricomas em Algas

Certas algas, geralmente filamentosas, têm a célula terminal produzida em uma estrutura semelhante a um cabelo alongada chamada tricoma.

O mesmo termo é aplicado a tais estruturas em algumas cianobactérias, como Spirulina e Oscillatoria. Os tricomas de cianobactérias podem ser desembainhados, como em Oscillatoria, ou embainhados, como em Calothrix.

Estas estruturas desempenham um papel importante na prevenção da erosão do solo, particularmente em climas frios do deserto.

As bainhas filamentosas formam uma persistente rede pegajosa que ajuda a manter a estrutura do solo.

Significado para taxonomia

O tipo, presença e ausência e localização de tricomas são importantes caracteres diagnósticos na identificação de plantas e taxonomia de plantas. 

No exame forense, plantas como a Cannabis sativa podem ser identificadas pelo exame microscópico dos tricomas.

Embora raramente sejam encontrados tricomas preservados em fósseis, bases tricomas são regularmente encontradas e, em alguns casos, sua estrutura celular é importante para a identificação.

Significado para a biologia molecular de plantas

Na planta modelo Arabidopsis thaliana, a formação de tricomas é iniciada pela proteína GLABROUS1.

As nocautes do gene correspondente levam a plantas glabras.

Este fenótipo já foi utilizado em experimentos de edição genômica e pode ser de interesse como marcador visual para pesquisa de plantas para melhorar os métodos de edição genética, como CRISPR / Cas9

Tricomas também servem como modelos para diferenciação celular, bem como formação de padrões em plantas.

Broto e escapo de uma espécie de Stylidium, exibindo os tricomas que podem capturar e matar insetos

Usos

Folhas de feijão têm sido usadas historicamente para capturar percevejos em casas na Europa Oriental. Os tricomas das folhas do feijão capturam os insetos empalando seus pés ( tarsi ). As folhas seriam então destruídas.

Os tricomas são uma parte essencial da construção de ninhos para a abelha européia de lã de cardos ( Anthidium manicatum ).

Esta espécie de abelha incorpora tricomas em seus ninhos, raspando-os das plantas e usando-os como revestimento das cavidades dos ninhos.

Defesa

As plantas podem usar tricomas para impedir ataques de herbívoros por meios físicos e / ou químicos, por exemplo, em pelos especializados e urticantes de espécies Urtica que produzem substâncias químicas inflamatórias como a histamina.

Vários estudos têm sido focados na proteção de cultivos, que é o resultado de deter os herbívoros. 

No entanto, alguns organismos desenvolveram mecanismos para resistir aos efeitos dos tricomas.

As larvas de Heliconius charithonia, por exemplo, são capazes de se libertar fisicamente dos tricomas, são capazes de morder os tricomas e são capazes de formar cobertores de seda para navegar melhor nas folhas.

Tricomas picados

Tricomas pontiagudos variam em sua morfologia e distribuição entre espécies, entretanto efeitos semelhantes em herbívoros de grande porte implicam que eles servem funções semelhantes.

Nas áreas suscetíveis à herbivoria, maiores densidades de tricomas foram observadas. Na Urtica, os tricomas pungentes induzem uma sensação dolorosa que dura horas após contato humano.

Essa sensação tem sido atribuída como um mecanismo de defesa contra grandes animais e pequenos invertebrados, e desempenha um papel na suplementação de defesa via secreção de metabólitos.

Estudos sugerem que esta sensação envolve uma libertação rápida de toxina (tal como a histamina) por contacto e penetração através das pontas globulares dos referidos tricomas.

Aprenda Bio: