Aranha Armadeira: picada, veneno, curiosidades, fotos

A aranha armadeira  é um aracnídeo realmente muito interessante. O nome armadeira vem do fato dela ficar em posição de ataque, como se tivesse armando um bote. Ela faz isso quando se sente ameaçada.

As armadeiras são conhecidas por serem agressivas, graças à alarmante toxicidade de sua mordida. No entanto, curiosamente, esse comportamento é na verdade um mecanismo de defesa.

Quando ameaçados ou sob ataque, eles levantam seus dois primeiros pares de pernas, indicando aos predadores que estão prontos para atacar.

Suas mordidas, portanto, são na verdade um ato de autodefesa e só o fazem quando são provocadas, por acidente ou intencionalmente.

Eles estão nos registros dos livros de  como uma das aranhas com o veneno mais mortífero do mundo. Alguns pesquisadores questionam a potencia do seu veneno, mas uma coisa podemos ter certeza: a aranha armadeira é muito perigosa. Aqui no Brasil ela é a segunda maior responsável por acidentes segundo o Portal do Ministério da Saúde

Classificação taxonômica da Aranha Armadeira

Rodrigo Tetsuo Argenton, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

De acordo com o Sistema Integrado de Informações Taxonômicas (ITIS), as diferentes espécies de aranhas errantes brasileiras incluem

Existem 8 espécies conhecidas desta Aranha Armadeira e todas pertencem ao gênero Phoneutria.

As espécies são as seguintes

  1. Phoneutria fera,
  2. Phoneutria nigriventer,
  3. Phoneutria baviensis,
  4. Phoneutria boliviensis,
  5. Phoneutria eickstedtae,
  6. Phoneutria keyserlingi,
  7. Phoneutria pertyi e
  8. Phoneutria reidyi .

Em relação a organização taxonômica podemos classificá-la da seguinte forma:

  • Animais
  • Bilateria
  • Protostomia
  • Ecdysozoa
  • Panarthropoda
  • Arthropoda
  • Chelicerata
  • Aracnídeos
  • Araneae
  • Opisthothelae
  • Araneomorphae
  • Ctenidae
  • Phoneutria sp

Picada e veneno

A picada de uma aranha errante brasileira pode causar algumas picadas dolorosas a envenenamento total. As duas espécies mais conhecidas e temidas da aranha errante são Phoneutria fera e Phoneutria nigriventer .

Picada e veneno da aranha armadeira em humanos

Se acontecer de você estar em uma situação em que você é mordido por uma dessas aranhas, você pode experimentar vários sintomas, como sudorese, arrepios e dor intensa no local da picada.

Existem vários estudos que indicam que o veneno da armadeira é mais potente em primatas, como nós, seres humanos. Isso não quer dizer a picada não é perigosa para outros animais como cachorros ou roedores por exemplo.

Em cerca de 30 minutos, estes sintomas tornam-se sistêmicos e incluem batimentos cardíacos irregulares, pressão arterial alta ou baixa, cólicas abdominais, hipotermia, náuseas, vertigens, visão turva e convulsões.

Se você for mordido por qualquer espécie da aranha errante, deve procurar tratamento de emergência, independentemente de como a mordida pareça ser inicialmente. É muito importante, pois o veneno pode ser fatal.

A mordida de aranhas errantes brasileiras pode ser letal.

O veneno é um coquetel complexo de toxinas, peptídeos e proteínas que afeta os canais iônicos e receptores químicos nos sistemas neuromusculares das vítimas.

Acontece que o veneno que a aranha brasileira Phoneutria nigriventer injeta em sua vítima contém poucas frações polipeptídicas tóxicas, algumas das quais foram purificadas e comprovadamente neurotóxicas ( Fonte ). Uma das frações tóxicas, designada PhTx-3, possui seis peptídeos neurotóxicos (Tx3-1 a Tx3-6).

A experimentação mostrou que PhTx3 e um dos peptídeos denominados Tx3-3 atuam como bloqueadores dos canais de cálcio, diminuindo a entrada de cálcio que contribui para a liberação de glutamato3 e acetilcolina2 em cortes corticais cerebrais de ratos e sinaptossomas. Em palavras simples, o veneno das aranhas errantes brasileiras bagunça a função do cérebro e causa estragos na vítima.

Descrição

A extensão da perna dessa aranha em particular pode ter até 6 polegadas.

Eles podem ter cerca de 2 centímetros de diâmetro ao redor do abdômen. Tem uma posição corporal muito diferente. Eles levantam as duas pernas da frente para que possam balançar de um lado para o outro, um dos motivos do nome aranha armadeira.

Anatomia de aranha brasileira

Todas as espécies de aranhas amadeiras são na sua maioria castanhas, cabeludas e têm uma mancha preta na barriga. Essas aranhas também são grandes, com pernas alcançando cerca de 15 cm e corpos atingindo até 5 cm.

Essas aranhas são caçadoras noturnas, então passam a maior parte do dia vivendo e se escondendo em fendas ou sob troncos, e se aventuram à noite para caçar.

Eles se alimentam de certos insetos, pequenos répteis, anfíbios, ratos e até outras aranhas menores.

Distribuição

Eles são encontrados na América do Sul e América Central. Especialmente no Brasil, Colômbia, Equador, Suriname, Peru, Guiana e Costa Rica.

Podem ser encontradas tanto em ambientes de urbanos como em matas. Durante o dia, porém, eles se escondem debaixo de pedras e em fendas. Podem se esconder dentro de tênis e sapatos.

Gostam muito de lugares escuros e úmidos. Eles vivem nas florestas da Costa Rica, na Colômbia, no Peru, no Brasil e no Paraguai. Eles são encontrados em todas essas regiões, por isso é muito difícil contar o número deles.

Eles parecem se dar muito bem em lugares onde os seres humanos deixam suas roupas e tralhas. Pode ser roupas que não usam com frequência, pilhas de madeira, itens guardados no armário ou na garagem e muito mais.

É por isso que os seres humanos em áreas onde eles são conhecidos por viver devem ser muito cuidadosos.

Às vezes eles são encontrados em caixas de bananas e são enviados para todo o mundo.

É por isso que muitos embarques precisam ser vigiados de perto. As pessoas que as descarregam devem estar bem conscientes do fato de que as bananas são um esconderijo comum para esse tipo de Aranha muito venenoso e perigoso.

Comportamento

A aranha armadeira é um dos tipos mais agressivos de aranhas. Eles vão lutar entre si pelo território se houver muitos em uma área. Eles não parecem se dar bem em cativeiro devido ao estresse que eles causam. Eles podem parar de comer em tal situação.

Os machos também são conhecidos por se tornarem muito agressivos uns com os outros durante a época de acasalamento.

Eles querem ter todas as chances de conseguir acasalar com uma determinada fêmea. Eles podem prejudicar um ao outro para chegar até ela e manter outra fora do caminho.

Dieta / Alimentação

Mesmo sendo bastante grandes, eles se prendem à presa que é bem pequena. A luta para ser capaz de injetar veneno suficiente em presas maiores para torná-los capazes de matá-lo com sucesso.

No entanto, só vai levar uma pequena quantidade para a presa menor.

Reprodução

Uma fêmea pode afastar muitos machos antes de escolher um com o qual ela concordará em acasalar. Quando o acasalamento estiver completo, o macho precisa correr ou a fêmea irá consumi-lo.

Ela controla quando ela vai usar o esperma do macho para fertilizar seus ovos. Isso pode ser imediato ou ela pode esperar por um período de até um ano.

Ela então concentrará toda sua atenção nos ovos. Ela cria um saco para eles fazerem a seda que seu corpo produz.

Mordida Venenosa / Perigo para os Humanos

Ser uma das aranhas mais perigosa do mundo não é algo que muitos gostam. É por isso que eles têm tanto medo desse tipo de aranha. Muitas pessoas as prendem e matam porque não querem correr riscos.

Uma substância chamada de PhTx3, é encontrada no veneno da aranha armadeira.

Isso é muito perigoso para o corpo devido à perda de controle muscular. Pode resultar em uma pessoa ficar paralisada.

Problemas respiratórios podem ocorrer também devido à inflamação da garganta e dos pulmões. Uma vez que este veneno se misture com a serotonina, haverá dor que é muito grave na natureza.

Assuntos relacionados

Aprenda Bio: