Categorias: Zoologia

Caranguejo Boxeador: curiosidades, fotos e vídeos

O caranguejo boxeador é uma espécie de pequeno caranguejo da família Xanthidae. É também conhecido como caranguejo boxeador havaiano, caranguejo pom-pom, caranguejo cheerleader, caranguejo boxer entre muitos outros apelidos.

Os caranguejos Boxeadores são conhecidos por estarem sempre carregando uma pequena anêmona viva em torno de cada uma de suas garras, o que os ajuda a pegar comida e se proteger de predadores (que se assemelham a pompons ou luvas de boxe). Estes minúsculos tesouros podem ser difíceis de encontrar, mas se você ficar de olho, mesmo em mergulhos noturnos, você pode ter a sorte de encontrar um.

Veja aqui uma aula completa sobre caranguejos

8 curiosidades sobre os caranguejos boxeadores

  1. Luvas de Boxe: Se for provocado ou atacado por um predador, o pom-pom (caranguejo boxeador) ameaçará o agressor e tentará detê-lo acenando com suas anêmonas, cujos tentáculos estão bem armados com cnidócitos (células urticantes). .

2 . Habilidades maternais: Os ovos vermelhos do pom-pom são transportados ao redor do abdômen da fêmea por cerca de 13 a 15 dias, onde são incubados.

3 . Aperto Apertado: Os caranguejos Pom-pom são conhecidos por usar três espécies diferentes de anêmonas. Às vezes, substituindo outros organismos, como esponjas e corais, pelas anêmonas do mar.

  1. Melhores amigos: A relação que o pom-pom tem com a anêmona-do-mar – sendo carregada em suas garras – não é essencial para a sobrevivência de nenhuma das duas espécies.
  2. Caranguejo minúsculo: Você terá que espiar em pequenas fendas para tentar identificar o caranguejo pom-pom que cresce para uma largura média de cerca de 2,5 cm (cerca de 1 in).
  3. Viagens Tropicais: Os caranguejos boxeadores (Lybia tessellata) podem ser encontrados em águas rasas na região tropical do Indo-Pacífico, estendendo-se desde o Mar Vermelho e a costa da África Oriental até a Indonésia e Nova Guiné.
  4. Flor havaiana: Também conhecido como o caranguejo boxeador havaiano (Lybia edmondsoni) é endêmico para as ilhas havaianas. O nome havaiano é kūmimi pua , que significa “caranguejo de flor não comestível”.
  5. Limpador profissional: Os tentáculos da anêmona do mar podem ser usados ​​como esfregões, recolhendo detritos e partículas de alimentos do chão ao redor do esconderijo do caranguejo.

Assuntos relacionados

Aprenda Bio

Postagens recentes

O que são neurochips – como funcionam

Neurochips são chips cerebrais que monitoram a atividade do canal iônico que regula as conexões neuronais no cérebro estimulando ou…

5 meses ago

Com os princípios orientadores corretos, os impostos de carbono podem funcionar

Como a maioria dos economistas, sou a favor de taxar o dióxido de carbono para reduzir a poluição por carbono. Uma taxa…

8 meses ago

O que é Biologia

A biologia é o ramo da ciência que estuda a vida e os organismos vivos. Isso inclui assuntos como a célula,…

9 meses ago

Celebrando soluções que eliminam grandes problemas: 3 leituras essenciais

Diminuir o ritmo das mudanças climáticas, aumentar o acesso aos cuidados de saúde e cobrir as notícias de forma abrangente…

9 meses ago

De Folha em Folha: A batalha das plantas!

As plantas são seres autotróficos (produzem seu próprio alimento) e, por esse motivo, são base da cadeia alimentar. Porém, esse…

10 meses ago

Curiosidades sobre os caranguejos: características gerais

Os caranguejos são animais artrópodes, assim como os insetos. Dentro dos artrópodes existe um classe de animais chamada de crustáceos,…

10 meses ago