Coelho Bosquímano

“Um coelhinho branco aparecerá na tua janela e dirá bem junto ao teu ouvido que eu estou esperando nosso amor renascer!”

(Vera Lúcia)

A frase de Vera Lúcia, cantora brasileira, usa da simbologia do coelho relacionada ao renascimento, conceito este ligado à Páscoa, dia de celebração para aqueles de cultura judaica e cristã. Entre estes adoráveis peludos… que trazem ovos de chocolate nesta data especial… temos o Coelho-Bosquímano.

Ele pode chegar até, aproximadamente, 40 cm com a cauda incluída. Possui orelhas grandes e pontudas. É facilmente identificado pela listra marrom escura que vai do canto da boca , passando por todo o rosto em direção à base da orelha. Tem uma cauda marrom lanosa, um dorso amarronzado e uma pelagem macia na região da barriga de cor creme acinzentada.

É endêmico da África do Sul.

O Coelho-Bosquímano, Bunolagus monticularis, tem uma área de distribuição extremamente limitada, encontrado apenas em alguns lugares no deserto de Karoo.

Vive entre a vegetação ciliar densa ao longo de rios sazonais, as quais dispõem de um solo macio, sendo adequado para elaboração de tocas estáveis por este animal.

Ele tem hábito noturno, período que sai pela busca de alimento. É herbívoro,  alimentando-se de flores silvestres, folhas provenientes da vegetação ciliar e grama.

Durante os dia, quando faz muito calor, repousa em depressões rasas cavoucadas na terra sob alguns arbustos.

Após um período de gestação de 35 dias, a fêmea cava uma toca profunda na qual irá acomodar um (raramente dois) filhote.

Os filhotes são cegos e desprovidos de pelo, sendo assim completamente dependentes da mãe durante esta parte da vida.

O estado de conservação do Coelho-Bosquímanoé extremamente crítico. Os predadores naturais dele é a águia-negra e outros carnívoros.

Sua população sofre grandes baixas devido à perda de habitat pela expansão agrícola, a caça, armadilhas, e a construção de barragens que secam rios.

Agora que você já é quase um “expert” em Coelho-Bosquímano, que tal aprender a desenhá-lo?

Assim, você pode mostrar para seus amigos e família como são bonitos esses animais, além de arrasar nas aulas de arte e com sua turma… Dê um “sumiço” no livro de colorir!!! XP

Vamos lá então!!

Primeiro desenhe um circulo menor encostado em um maior.

Depois faça o contorno da cabeça, do corpo e das patas.

Agora desenhe os olhos, o focinho e as orelhas.

Para Finalizar, desenhe a cauda, os bigodes e a mancha ao lado da boca… Depois é só colorir!!!

E….. voilá!!! Um belo Coelho-Bosquímano, meu caro artista!!!

E como o ilustre Mel Blanc diria:

“Quanto carisma!! Como diria meu amigo Pernalonga, “O que que há, velhinho?”

Assuntos relacionados

Informações adicionais:

Disponível em: < http://en.wikipedia.org/wiki/Riverine_rabbit&prev=search >

Disponível em: < http://www.iucnredlist.org/details/3326/0 >

Disponível em: < http://animaldiversity.org/accounts/Bunolagus_monticularis/ >

Disponível em: < http://www.edgeofexistence.org/mammals/species_info.php?id=3 >

1-Disponível em: < http://colnect.com/en/stamps/stamp/216813-Bunolagus_monticularis-Definitives_Endangered_Animals-South_Africa >

2- Disponível em: < http://www.hardaker.co.za/0riverinerabbit1.htm >

3- Disponível em:< http://news.nationalgeographic.com/news/2010/12/photogalleries/101206-rarest-weirdest-species-mammals-edge-list-pictures/ >

4-Disponível em:< http://www.hotelandrestaurant.co.za/products/lindt-gold-bunny-raises-funds-to-save-the-riverine-rabbit >

5-Disponível em < http://hypervocal.com/entertainment/2012/mel-blanc-coma-bugs-bunny-radiolab/ >

 

Aprenda Bio: