Curiosidades sobre a Orca – características, habitat e alimentação

Você sabia que a baleia orca não é uma baleia? A orca é na verdade um superpredador da família dos golfinhos. A fama de orca se deve pelo fato manter em sua dieta focas, tubarões e até mesmo algumas baleias.

Se por força do hábito nos referirmos a orca como baleia, saiba que na verdade elas são da família dos golfinhos.

As orcas são predadores incrivelmente inteligentes, que caçam uma variedade de espécies de presas. Como as orcas podem ser mantidas no cuidado humano, realizamos pesquisas científicas mais aprofundadas sobre elas do que algumas das outras espécies de baleias.

Descrição da Orca

  • NOME COMUM : Orca (baleia assassina)
  • NOME CIENTÍFICO : orca de Orcinus
  • TIPO : Mamíferos
  • DIETA : carnívoros
  • DURAÇÃO MÉDIA DE VIDA NA NATUREZA : 50 a 80 anos
  • TAMANHO : 23 a 32 pés
  • PESO : até 6 toneladas

A orca é um dos mamíferos marinhos mais reconhecidos, provavelmente devido ao seu padrão preto e branco e tamanho grande.

A orca tem barbatanas peitorais redondas de cada lado do corpo, uma barbatana dorsal grande nas costas e uma barbatana caudal – chamada de “barbatana”. O tamanho do corpo inteiro, bem como as barbatanas peitorais e dorsais, aumenta proporcionalmente orcas masculinas.

Classificação e taxonomia

De acordo com o Sistema Integrado de Informações Taxonômicas (ITIS), as orcas são da mesma família que os golfinhos e as baleias-piloto. A taxonomia das orcas é:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Subfilo: vertebrata
  • Superclasse: Tetrapoda
  • Classe: Mammalia
  • Subclasse: Theria
  • Ordem: Cetáceos
  • Subordem: Odontoceti
  • Família: Delphinidae
  • Gênero: Orca
  • Espécie: Orca orcinus

Curiosidades sobre a orca

O fato das orcas serem tão inteligentes, elas têm a maravilhosa habilidade de despertar interesse humano. Tanto no cuidado humano quanto na vida selvagem, as pessoas migram para dar uma olhada na incrível orca. Saiba mais sobre estes fascinantes mamíferos marinhos abaixo:

As orcas são na verdade golfinhos gigantes

Assim como a baleia , as orcas não são baleias “verdadeiras” – elas são baleias dentadas. As baleias “verdadeiras” típicas, como as baleias azuis e jubarte , são baleias de barbatana.

As baleias alimentam-se da filtração de peixes com bocados de água através de placas modificadas de “dentes” de barbatanas.

As baleias dentadas têm dentes cônicos usados ​​para pegar peixes e são comumente chamadas de “golfinhos”. As orcas são mais relacionadas aos golfinhosnariz -de -garrafa. do que as baleias jubarte , porque eles compartilham a família Delphinidae.

Muitas, mas não todas, baleias dentadas compartilham a família Delphinidae. As orcas são, na verdade, os maiores membros da família dos golfinhos.

Observação de baleias, o passatempo “inofensivo”

Na última década, a observação de baleias tornou-se cada vez mais popular. Barcos lotados de turistas cruzam o mar aberto, esperando por um vislumbre de baleias selvagens.

Essa atração não é uma atividade turística inofensiva. Na verdade, a pesquisa mostra que as orcas estão gastando menos tempo alimentando-se devido aos navios de observação de baleias.

Menos tempo comendo é igual a menos energia, menos energia é igual a menor reprodução e taxas de sobrevivência em geral.

Comportamentos de Manejo

Baleias, golfinhos e muitas outras espécies em zoológicos e aquários são ensinados a participar voluntariamente de seus próprios cuidados – também conhecidos como comportamentos de manejo.

Alguns procedimentos médicos dos quais os animais são ensinados a participar voluntariamente incluem: coleta de sangue, amostras de ar, amostras de urina, amostras fecais, pesagem, inserção de tubo estomacal, transporte / caixa / maca e exames físicos.

Eles podem ser treinados para fazer praticamente qualquer coisa! Amostras médicas regulares ajudam a manter as orcas felizes e saudáveis.

Camuflagem embutida

Embora não pareça, as orcas são muito bem camufladas na água! Porque eles são escuros no topo e luz no estômago deles / delas, eles têm um tipo de camuflagem chamado countershading .

Ao ver a baleia a partir de baixo, a coloração clara do seu estômago ajuda a misturar-se com a luz do sol acima deles. Ao ver a baleia de cima, a coloração escura de suas costas ajuda a misturar-se com as profundezas escuras abaixo.

Habitat da orca

Orcas freqüentemente habitam mares costeiros e marítimos, particularmente áreas de afloramento de água fria.

A ressurgência de água fria ocorre em áreas onde as correntes de mar profundo empurram as águas frias e ricas em nutrientes para a superfície. Todo o ecossistema prospera em áreas de afloramento por causa desses nutrientes.

Distribuição geográfica

Orcas podem ser encontradas nos oceanos em todo o mundo, embora sejam encontradas em maior número no Ártico e na Antártida.

Eles também se reunirão em áreas de afloramento, mas essas áreas podem mudar sazonalmente.

Alimetação

orcas se alimentam de uma variedade de peixes, incluindo salmão, arenque, tubarões e arraias. Algumas baleias seguirão a migração do salmão, que pode responder por até 96% de sua dieta.

As orcas também atacam o arenque, usando a “alimentação em carrossel”. As baleias reúnem o peixe em um pequeno grupo e o atacam usando suas nadadeiras.

Quando caçam tubarões, as baleias-assassinas parecem ter como alvo o fígado rico em óleo do animal.

Algumas orcas também atacam mamíferos marinhos, de focas, baleias e golfinhos menores. Ao caçar grandes espécies de baleias, as baleias-assassinas atacam indivíduos jovens ou doentes.

Eles vão isolar e afogar suas presas antes de se alimentar. Quando as orcas caçam mamíferos marinhos menores, elas atiram, arremessam ou de outra forma as desativam.

Os dois principais “tipos” de orcas

Residente

Populações de orcas “residentes” alimentam-se de uma fonte local de presas e permanecem em um único local.

Eles seguirão uma fonte de alimento preferida, como o salmão, e se alimentarão dessa presa em um local regional. Vagens de orcas residentes alimentam-se quase exclusivamente de peixes.

Temporárias

Populações de baleias-assassinas “transitórias” percorrem longas distâncias, alimentando-se de mamíferos marinhos.

Eles tendem a viajar em vagens menores que os residentes, com tamanhos de vagens variando de pares a seis animais.

Orca e Interação Humana

No início da era comercial da caça às baleias, as orcas raramente eram alvejadas.

Em comparação com as espécies maiores de baleias, a orca contém menos óleo utilizável, tornando-a uma opção menos lucrativa quando se caça baleias.

Infelizmente, quando as espécies maiores de baleias se esgotaram, os baleeiros começaram a caçar as populações de orcas, apesar da reduzida margem de lucro.

Pequenas populações de orcas também são mantidas em aquários em todo o mundo. Eles são famosos por sua inteligência e são capazes de aprender muitos comportamentos diferentes.

As orcas são treinadas usando reforço positivo e são até capazes de ajudar em seus próprios cuidados de saúde preventivos – conhecidos como treinamento de criação.

Essas baleias também podem ser treinadas para reagir a diferentes tipos de estímulos, o que é útil em pesquisas científicas.

Algumas das pesquisas que foram realizadas usando métodos de treinamento voluntário, onde os animais são treinados para realizar pesquisas ou fornecer amostras sem anestesia, incluem: limiares auditivos / auditivos, visão, aprendizagem e memória, concentrações hormonais em diferentes estágios da vida. e tipos de vocalização.

A orca faz um bom animal de estimação?

orcas não são bons animais de estimação!

Eles estão protegidos pela Lei de Proteção aos Mamíferos Marinhos e exigem autorizações e inspeções extensas para abrigar em uma instituição de ensino ou pesquisa.

Eles também exigem grandes quantidades de peixe para seus cuidados diários e cuidados veterinários avançados para manter sua saúde.

Cuidados com as orcas

Nos aquários, as orcas adultas são alimentadas entre 1% e 3,5% do seu peso corporal. Isso equivale a um mínimo de 50 libras. de peixe todos os dias, para uma orca de tamanho médio (5.000 libras).

Eles também são fornecidos com uma variedade de brinquedos para brincar todos os dias – isso é chamado de “enriquecimento”. Algum enriquecimento que é fornecido para as orcas incluem:

  • Flutuadores de plástico para serviço pesado
  • Boomer balls (outro brinquedo pesado)
  • Abas de lavagem de carro
  • Gelatina sem sabor
  • Pedaços de gelo, ou grandes blocos de gelo com peixes dentro
  • Brinquedos “colados” junto com gelatina
  • Jogo de mangueira de água
  • Massagens / interação tátil
  • Sessões de treinamento / jogos

Comportamento

orcas residentes são normalmente encontradas em vagens compostas de fêmeas e seus descendentes – isso é chamado de “vagem matrilina”.

Em vagens de matrilina, os indivíduos são extremamente ligados e permanecem em grupos coesos de longo prazo.

Essas vagens podem consistir de uma única geração de animais (uma mãe e seus descendentes), ou até quatro gerações de animais (bisavó, avó, mãe, filhos).

Reprodução das orcas

Em orcas, a maturidade sexual geralmente ocorre quando um indivíduo atinge 15 a 18 pés de comprimento. Isso significa que a idade média de maturidade sexual pode variar entre 7-16 anos de idade. orcas machos atingem a maturidade sexual por volta dos 15 anos de idade.

Uma fêmea entrará no cio várias vezes por ano, em um processo chamado “poliéster”.

Elas são polígamos, o que significa que elas se acasalarão com múltiplos parceiros, tipicamente os machos maiores e mais fortes.

Aproximadamente metade das orcas atinge a menopausa aos 38 anos de idade, o que significa que elas não podem mais se reproduzir.

Assuntos relacionados

Referências Bibliográficas

Aprenda Bio: