Categorias: Zoologia

Curiosidades sobre as medusas

As medusas são criaturas do mar que se parecem com uma gelatina. Também são conhecidas como águas-vivas.Existe uma variedade imensa de medusas no Reino Animal. Sim, elas são animais que pertencem ao filo Cnidaria, que inclui mais de 10.000 espécies.

No entanto, alguns animais gelatinosos, podem pertencer  ao filo Ctenophora. Essa dificuldade taxonômica levou os biólogos marinhos a perguntar se existe algo como uma medusas.

Vamos deixar essas questões de lado por enquanto e mergulharmos juntos no fascinante mundo das criaturas comumente conhecidas como águas-vivas.

1. Algumas medusas podem brilhar no escuro

Muitas medusas têm órgãos bioluminescentes, que emitem luz. Essa luz pode ajudá-los de diversas maneiras, como atrair presas ou distrair predadores.

2. Medusas pode se clonar

Se uma medusa é cortada em dois, as suas partes podem se regenerar e criar dois novos organismos. Da mesma forma, se uma água-viva é ferida, ela pode se clonar e potencialmente produzir centenas de descendentes.

3. Algumas medusas são imortais

Existem duas fases para a vida de uma água-viva: o estágio de pólipo estacionário e a fase de medusa móvel. É a fase da medusa a que normalmente nos referimos quando falamos de medusa.

Tipicamente, as águas-vivas começam como pólipos e se desenvolvem em medusas, mas o Turritopsis nutricula ganhou o apelido de ” a água-viva imortal ” por ter a habilidade de viajar de volta ao estágio de pólipo em tempos de estresse.

4. A medusa pode nos ensinar sobre a propulsão subaquática eficiente

Os movimentos da medusa em forma de sino proporcionaram aos pesquisadores uma nova compreensão da propulsão.

A flexibilidade de seus corpos tipo guarda-chuva permite que eles pulsem para cima e para baixo sem gastar muita energia. Pesquisadores criaram robôs biomiméticos com sinos flexíveis, que podem um dia levar a melhores veículos submarinos.

5. Nem todas as gelatinas têm tentáculos

O Scyphomedusa deepstaria, mostrado no vídeo abaixo, não precisa de tentáculos para prender sua presa.

6. Há uma água-viva gigante chamada de malvada rosa

O nome científico para essa geleia é Drymonema larsoni, mas sua picada agressiva e cor distinta ganharam o apelido de ” malvado rosa “.

7. Água-viva não tem cérebro

Em vez disso, as medusas têm redes nervosas que detectam mudanças no ambiente e coordenam as respostas do animal.

8. Movimentos de medusas inspiraram uma nova maneira de voar

Provavelmente não é tão surpreendente que as águas-vivas tenham servido de inspiração para robôs de natação. No entanto, é mais incomum ver uma criatura marinha inspirando uma máquina voadora, mas foi exatamente o que aconteceu na Universidade de Nova York.

9. Pó de Medusas são para fazer caramelo salgado

As tartarugas comem água-viva, e geleias maiores podem comer outras menores, mas a medusa é adequada para consumo humano?

Um grupo de estudantes do ensino médio no Japão inventou uma receita de caramelo salgado que usa água-viva motorizada. Não é vegan, com certeza, mas é uma maneira de lidar com uma floração de medusa invasiva.

10. Proteínas de água-viva poderia poder dispositivos médicos

Outro produto derivado de água-viva se aproveita da proteína fluorescente do seu corpo e poderia ser usado para alimentar dispositivos médicos no futuro.

11. Medusas são surpreendentemente boa em desligar reatores nucleares

Na década passada, as flores de água-viva foram responsáveis ​​pelo fechamento de vários reatores nucleares, que muitas vezes dependem da ingestão de água do oceano.

Os enxames de águas-vivas podem entupir os canos de entrada, forçando as instalações a pararem de funcionar temporariamente.

12. Medusa vai comer manteiga de amendoim

Manteiga de amendoim! Preciso dizer mais?

Ok, eu vou: dois aquaristas em Dallas, Texas, criaram uma mistura de água salgada / pasta de amendoim e a alimentaram com geléias lunares.

Aparentemente, as geléias acharam essa mistura uma fonte aceitável de proteína. “Nós gostaríamos de afirmar que conduzimos este teste com um propósito nobre, mas a verdade é que nós apenas queríamos fazer manteiga de amendoim e água-viva simplesmente para ver se isso poderia ser feito”, escrevem os pesquisadores.

13. Algumas medusas parecem sacos de lixo.

Eles são conhecidos como Deepstaria enigmatica e geralmente são encontrados nos mares árticos.

14. Água-viva pode tomar o oceano

Você pode ter ouvido que as águas-vivas estão tomando conta dos oceanos do mundo. No entanto, há realmente um bom debate sobre esse assunto entre os cientistas.

E aí? O que achou das 14 curiosidades sobre as medusas? Deixe um comentário pra gente saber?

Assuntos relacionados

Aprenda Bio

Postagens recentes

O que são neurochips – como funcionam

Neurochips são chips cerebrais que monitoram a atividade do canal iônico que regula as conexões neuronais no cérebro estimulando ou…

4 meses ago

Com os princípios orientadores corretos, os impostos de carbono podem funcionar

Como a maioria dos economistas, sou a favor de taxar o dióxido de carbono para reduzir a poluição por carbono. Uma taxa…

8 meses ago

O que é Biologia

A biologia é o ramo da ciência que estuda a vida e os organismos vivos. Isso inclui assuntos como a célula,…

8 meses ago

Celebrando soluções que eliminam grandes problemas: 3 leituras essenciais

Diminuir o ritmo das mudanças climáticas, aumentar o acesso aos cuidados de saúde e cobrir as notícias de forma abrangente…

9 meses ago

De Folha em Folha: A batalha das plantas!

As plantas são seres autotróficos (produzem seu próprio alimento) e, por esse motivo, são base da cadeia alimentar. Porém, esse…

9 meses ago

Curiosidades sobre os caranguejos: características gerais

Os caranguejos são animais artrópodes, assim como os insetos. Dentro dos artrópodes existe um classe de animais chamada de crustáceos,…

9 meses ago