O que é Pangolim: curiosidades sobre os pangolins

O Pangolim é um mamífero encontrado na África e na Ásia. Possuem uma escama dura que dá a sua forma características. Alimentam-se principalmente de formigas e cupins.

São um dos animais mais traficados do mundo. Acompanhe aqui suas principais características e 15 curiosidades sobre os pangolins

Os pangolins fazem parte da Familia Manidae que por sua vez faz parte da Ordem Pholidota. Seu gênero é o Manis. Existem oitos espécies diferentes de pangolins. divididas assim:

Pangolins da África

  • Phataginus tetradactyla
  • Phataginus tricuspis
  • Smutsia gigantea
  • Smutsia temminckii.

Pangolins da Ásia

  • Manis crassicaudata
  • Manis culionensis
  • Manis javanica
  • Manis pentadactyla

1 – O que é um pangolim?

Os pangolins são um grupo de mamíferos asiáticos e africanos que estão cobertos por escamas duras, se enrolam em uma bola para se defender e, infelizmente, são o animal com maior tráfico no mundo.

U.S. Fish and Wildlife Service Headquarters, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Eles têm cabeças pequenas, mas focinhos compridos e línguas ainda mais longas para arrancar formigas de ninhos de formigas, levando algumas pessoas a chamá-las de tamanduás escamosos.

As caudas desses animais também são cobertas na mesma armadura de escamas do resto de seus corpos, mas suas caudas também são fortes – alguns deles vivem nas árvores e podem usar sua cauda como um quinto membro que é forte o suficiente para suportar seu peso total.

Veja também:

2 – Os pangolins estão em perigo?

Existem oito espécies diferentes, quatro asiáticas e quatro africanas – embora evidências fósseis sugiram que elas evoluíram na Europa. Todas são espécies ameaçadas e listadas na Lista Vermelha da IUCN como Vulneráveis, Ameaçadas ou Criticamente Ameaçadas.

  1. Pangolim chinês, Manis pentadactyla – Criticamente em perigo
  2. Pangolim indiano / pangolim de cauda grossa, Manis crassicaudata – em perigo
  3. Sunda pangolim / pangolim Malaio, Manis javanica – criticamente em perigo
  4. Pangolim filipino, Manis culionensis – em perigo
  5. Pangolim da árvore / pangolim-de-barriga-branca, Phataginus tricuspis – Vulnerável
  6. Pangolim de cauda longa / pangolim de barriga negra, Phataginus tetradactyla – Vulnerável
  7. Pangolim gigante / pangolim gigante terrestre, Smutsia gigantica – Vulnerável
  8. Cabo pangolim / pangolim moído / Pangolim moído de Temminck / Pangolim da África do Sul / pangolim estepe, Smutsia temminckii – Vulnerável

3 – Mamíferos com escamas

Os parentes mais próximos do pangolim são carnívoros, mas eles são os únicos mamíferos cobertos por escamas.

A maior parte da cabeça e cauda do pangolim é coberta por escamas com tesão, afiadas e sobrepostas – as exceções são os lados do rosto, as partes internas das pernas, a garganta e a barriga.

Rachad sanoussi, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Como o cabelo, as escamas continuam crescendo ao longo da vida do animal, embora sejam esmeriladas quando escavam e se enterram em busca de alimento.

4 – Do que são feitas as escamas?

As escamas de pangolim são feitas de queratina, assim como nossas unhas, e perfazem 20% do peso corporal.

Mesmo que as escamas sejam feitas exatamente da mesma coisa que suas unhas, esses incríveis animais estão sendo abatidos aos milhares porque algumas pessoas acreditam que suas escamas têm propriedades medicinais mágicas.

Por exemplo, em 2017, o governo dos Camarões queimou 8 toneladas de balas de pangolim confiscadas, o que equivale a cerca de 15 mil animais mortos.

5 – O que significa pangolim?

Vem da palavra malaia ” penggulung “, que significa “aquele que se acumula “. Quando é ameaçado, ele se enrola em uma bola apertada, que é impenetrável aos predadores.

6 – Quando é o Dia Mundial do Pangolim?

O Dia Mundial acontece todos os anos no terceiro sábado de fevereiro, e é uma ótima oportunidade para aumentar a conscientização sobre esses incríveis mamíferos e as ameaças que eles enfrentam.

7 – O que os pangolins comem?

Na maioria das vezes, os pangolins comem formigas e cupins, embora também comam alguns outros invertebrados. Um único pangolim pode consumir até 20.000 formigas por dia. Isso é cerca de 73 milhões de formigas por ano!

A maioria dos pangolins, como este da capa, são criaturas noturnas que fazem a maior parte de sua alimentação à noite.

8 – Predadores pangolins

Pangolins são tão bem protegidos por suas escamas que pouquíssimos predadores são capazes de matá-los. Normalmente, os únicos predadores que são capazes de comer pangolins são grandes felinos como leopardos, tigres e leões, mas outros animais poderosos como as hienas também podem romper.

Mas não é de todo incomum que as escamas desse mamífero se mostrem impenetráveis, e um bando de leões vai se afastar de um pangolim ileso depois de ter sido malsucedido por algum tempo, deixando-o em segurança.

As  suas escamas geralmente apresentam arranhões e outras marcas de ataques anteriores malsucedidos de predadores.

9 – Adaptações inteligentes

Uma das adaptações mais incomuns  para suas vidas de comedores de formiga é que eles podem fechar suas orelhas e narinas usando músculos fortes, o que ajuda a protegê-los de ataques de formigas.

O que é ainda mais surpreendente é que os pangolins usam seus narizes para encontrar formigas, por isso as narinas abrem para caçar e as narinas são fechadas para comer.

10 – A cauda mais vertebrada do mundo

Os pangolins também são únicos de outra maneira, pois têm mais vértebras do que qualquer outro animal. As espécies arbóreas arborícolas (brancas e negras, indianas, filipinas e sunda) possuem caudas semi-preênseis para subir em árvores.

As fêmeas usam suas caudas para carregar seus filhotes também. A sua cauda  tem 46 ou 47 vértebras – o máximo de qualquer animal.

11 – Quanto tempo dura a língua dos pangolins?

Os pangolins têm línguas longas e pegajosas, muitas vezes mais compridas do que o corpo e presas perto da pélvis e do último par de costelas.

E eles precisam ser longos para chegar longe dentro de ninhos de formigas. Se um pangolim estender completamente sua língua, ele é mais longo que a cabeça e o corpo do animal – algumas línguas têm mais de 40 cm de comprimento!

12 – Como os pangolins cheiram?

Pangolins não cheiram muito bem! Glândulas especiais perto do ânus secretam um fluido pungente que é usado tanto para marcar território quanto para defesa, não muito diferente de um gambá.

Pangolins são confortáveis ​​na água e são surpreendentemente bons nadadores. 

13 – Por que os pangolins engolem pedras?

Pangolins não têm dentes, então eles não podem mastigar. Em vez disso, eles têm espinhas queratinosas em seu estômago e engolem pedras que os ajudam a moer a comida da mesma maneira que a moela de um pássaro.

Os pangolins têm o hábito curioso e cativante de andar sobre suas patas traseiras, com suas patas dianteiras com garras sustentadas no chão à sua frente. 

14 – Por que os pangolins estão em perigo?

Pangolins são caçados por carne, para uso na medicina tradicional e como acessórios de moda, particularmente na China e no Vietnã.

O comércio ilegal em larga escala de pangolins asiáticos está reduzindo drasticamente seus números, e o tráfico de pangolins é agora um negócio enorme (e ilegal).

15 – Os pangolins têm garras?

Esses animais têm três garras em cada pé. Essas ferramentas permitem ele rasgue ninhos de formigas e cupins e ajudam as espécies arbóreas a escalar árvores.

Assuntos relacionados

Aprenda Bio: