Ecologia

Horta Urbana: como fazer.

Fazer uma horta urbana pode parecer algo difícil e distante. Afinal, são características dos centros urbanos ter pouco espaço e é comum as pessoas terem pouco tempo para dedicar os cuidados para construção de um projeto assim.

Se você não tem uma horta comunitária prontamente acessível em sua vizinhança urbana, ainda há maneiras de cuidar de seu próprio jardim urbano. Aqui estão 10 passos simples.

Dirija-se à Windy City, e você encontrará jardinagem urbana e a agricultura está viva e passa bem. Este ano, Chicago está destinando US $ 1 milhão para a agricultura urbana através do que está sendo chamado de iniciativa “Crescendo para Chicago”.

De acordo com o Chicago Tribune , a cidade planeja promover e coordenar os esforços de agricultura urbana, fornecer microcréditos e treinamento através de parcerias com organizações sem fins lucrativos existentes e preparar terrenos vagos no bairro de Englewood para a agricultura.

A cidade também vai contratar seu primeiro coordenador de agricultura urbana em tempo integral, em parte, para ajudar a simplificar o processo para aqueles que desejam cultivar para obter as licenças necessárias.

O movimento de agricultura urbana em Chicago não é apenas um impulso para um melhor acesso a produtos saudáveis ​​e frescos, está também se tornando uma fonte de empregos, desenvolvimento econômico e alimentos em alguns dos bairros mais pobres.

A mesma história está sendo repetida em várias áreas metropolitanas, incluindo Detroit, Minneapolis e Boston, de acordo com o site inhabitat.com.

Mas se você não tem um jardim comunitário acessível em sua vizinhança urbana, ainda há maneiras de cuidar da sua própria horta urbana. Aqui estão 10 passos simples que você pode utilizar em sua casa. Mesmo que você tenha pouco espaço e pouco tempo.

Sem espaço, sem problema

Nem todo mundo tem um quintal, telhado ou varanda. Para superar esse problema, inicie um jardim de contêiner.

Enquanto vasos decorativos podem ser adoráveis, eles não melhoram a qualidade de suas plantas e podem ser caros.

Em vez disso, você pode usar um grande balde de uma loja de jardinagem, que é uma opção econômica e eficiente.

Ou recipientes que não estão sendo usados mas você pode adaptá-los como caixas, brinquedos antigos ou latas de tinta.

Seleção de Plantas para uma horta urbana

Existem variedades vegetais, de flores e ervas que são fáceis de cultivar nos espaços urbanos. Ao planejar seu jardim, pense sobre o que plantar – vegetais de raiz rasa, como ervas, alface, coentro, rúcula, agrião, salsa, cebolinha, hortelã, manjericão e rabanetes, geralmente funcionam melhor em espaços confinados.

Encontre ou estimule vizinhos a fazer o mesmo

Além de estabelecer sua própria horta urbana, outra maneira de plantar é envolver-se com hortas comunitárias.

Existem muitos programas e oficinas em várias cidades dos Brasil que apoiam a construção de hortas urbanas e comunitárias que tornam os alimentos frescos e orgânicos mais acessíveis nos bairros locais.

Vários Estados tem até subsídios estão disponíveis para jardins que demonstram alto apoio da comunidade e um plano viável para o projeto de agricultura urbana.

Plante da maneira correta

O envasamento das plantas é simples porém exige alguns pequenos cuidados.

Coloque um pouco de cascalho no fundo do recipiente para ajudar na drenagem e encha-o com o solo, socando-o um pouco.

Deixe 1 polegada no topo para regar. Lave o solo depois que as plantas estiverem no lugar e regue com cuidado.

Plantando em vasos portáteis

Uma vantagem dos jardins de contêineres é que eles permitem que você os mova facilmente para dentro e para fora do sol.

Se suas plantas parecem secar em uma área de janela, você pode tentar áreas diferentes para ajustar o que funciona melhor.

Crescendo para cima

Pequenos espaços o tornam ideal para crescer verticalmente, o que significa plantar plantas altas como abóbora, pepino, feijão e tomate.

Drenar água

Seja qual for o recipiente que você escolher para a sua horta urbana, lembre-se de que os orifícios de drenagem são essenciais.

Sem drenagem adequada, o solo pode ficar encharcado e as plantas podem morrer. Os furos precisam ser grandes o suficiente para permitir que o excesso de água seja drenado.

Regue de maneira inteligente

Dê água todas as manhãs. Uma vez que as plantas são grandes e o verão é quente, elas provavelmente precisarão de água também à noite. Um pouco de sombra da tarde pode impedi-los de secar muito rapidamente.

Escolha um solo de boa qualidade

Um erro comum cometido pelos jardineiros urbanos é não garantir que seu solo seja de boa qualidade.

Enquanto aqueles feitos com pesticidas prometem grandes resultados, eles são carregados com produtos químicos. Ir para o solo orgânico e crescer bem desde o início.

Divirta-se

Jardinagem não só resulta em comida ou flores, é uma ótima maneira de aliviar o estresse, se divertir e entrar em contato com a natureza.

Só porque você mora em um apartamento não significa que você não pode experimentar a alegria de comer o que você cresce.

Assuntos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios