As Borboletas são insetos da ordem Lepidóptera. São, após os besouros, a ordem de insetos mais abundantes em espécies. A variedade de cores desses insetos é muito grande. Podem ser encontradas em quase todos os cantos do planeta.
O seu tamanho pode variar de menos que uma formiga ou ainda serem maiores que uma andorinha.
Existem milhares de espécies únicas e amadas de borboletas no todo planeta. Muitos de nós os vemos todos os dias, principalmente na primavera e no verão, mas o quanto você sabe sobre esses insetos coloridos?
Aqui estão 10 curiosidades sobre as borboletas
- Existem mais de 17.500 espécies de borboletas registradas em todo o mundo, das quais 750 podem ser encontradas nos EUA.
- Borboletas podem apresentar ginandromorfia. Os ginandromorfos são animais que são macho e fêmea ao mesmo tempo. Isso quer dizer que as algumas borboletas possuem características dos dois sexos.
- Borboletas e mariposas fazem parte da classe de insetos na ordem Lepidoptera. As borboletas são insetos voadores com grandes asas escamosas. Como todos os insetos, eles têm seis pernas articuladas e três partes do corpo: a cabeça, o tórax e o abdômen. As asas estão presas ao tórax e também têm um par de antenas, olhos compostos e um exoesqueleto.
- As borboletas monarcas migram para fugir do frio. No entanto, eles são o único inseto que migra uma média de 2.500 milhas para encontrar um clima mais quente. O icônico monarca norte-americano foi bastante afetado por eventos climáticos extremos , passando por quedas drásticas e picos de números nas últimas décadas. O padrão geral continua a apontar para baixo, com um declínio populacional de 95% nos últimos 20 anos, mas os esforços de conservação estão ajudando: houve mais borboletas monarcas migrando em 2015 do que havia em 2014.
- Monarcas não são as únicas borboletas que migram. A Senhora Pintada, Senhora Americana, Almirante Vermelho, Enxofre sem Nuvens, Capitão, Sachem, Ponto de Interrogação, Skipper Nublado, Skipper Ardente e Manto de Morte estão entre as outras borboletas que também migram, mas não tanto quanto as Monarcas.
- A Borboleta Buckeye Comum é uma das borboletas mais marcantes, com seus ousados olhos multicoloridos e grossas barras de asa superior, todas projetadas para afugentar quaisquer pássaros que possam ser tentados a mordê-los. Se você olhar sob suas asas, encontrará uma profusão mais abstrata de marrom, laranja e bege. Esses insetos são bastante comuns em toda a América do Norte e Central, embora você não os encontre no noroeste do Pacífico ou no extremo norte do Canadá.
- O Orange Barred Sulphur Butterfly é aquele que você pode encontrar em todas as Américas e no Caribe. É muito distinto, sendo amarelo brilhante com manchas de laranja marcando tanto as asas anteriores como as posteriores. As fêmeas tendem a ser maiores e mais escuras do que suas contrapartes masculinas e raramente, assim como as borboletas adultas, as lagartas também têm corpos amarelos brilhantes segmentados por listras escuras.
- Falando de lagartas, o quanto você sabe sobre o ciclo de vida de uma borboleta? A borboleta começa sua vida como um ovo, colocado em uma folha. A lagarta (larva) choca do ovo e come folhas ou flores. Perde a pele muitas vezes à medida que cresce, aumentando consideravelmente de tamanho. Eventualmente, ele se transforma em uma pupa, ou crisálida e, finalmente, uma linda borboleta adulta emerge e o ciclo continua.
- Uma borboleta adulta tem uma vida muito curta: apenas três a quatro semanas. No entanto, todo o ciclo de vida de uma borboleta pode variar entre 2 e 8 meses, dependendo da espécie. Algumas borboletas migratórias, como a norte-americana Monarch, podem viver de 7 a 8 meses em uma geração.
- O Giant Swallowtail Butterfly, como o próprio nome indica, é uma das maiores borboletas, com uma asa de quatro a sete polegadas. A fêmea é mais uma vez maior que o macho. Ele também é encontrado em toda a América do Norte e às vezes até o sul da América do Sul. Essas borboletas são chamadas de “engolir” porque elas têm longas caudas nas asas traseiras que lembram as longas e pontudas caudas dos pássaros, conhecidas como andorinha.
Veja também
No total, a fauna de borboletas no Brasil compreende mais de 5 mil espécies. Entre eles está também o grupo de borboletas coloridas com 185 espécies incluídas.
Tradicionalmente, as borboletas coloridas são justapostas às mariposas. Isso pode ser enganoso, pois há muitas mariposas que voam durante o dia. No entanto, o termo deve ser usado para simplificar o seguinte.
Como as nossas abelhas, as borboletas passaram por uma coevolução paralela às plantas floridas. Há primeiro evidências garantidas dessa data para o subcretácico de 130 milhões de anos atrás.
As borboletas são divididas em famílias Blaulinge, cubos borboleta. Seu ciclo de vida está sujeito à metamorfose com as fases ovo, lagarta, pupa e mariposa ( Imago ).
Imago masculino do Bluebell de olhos azuis (Polyommatus icarus) – Wintered como uma lagarta (Andreas Eichler, CC-BY-SA 4.0, wikimedia)
Predadores naturais são mamíferos (raposas, ratos e morcegos), pássaros e outros insetos (besouros, vespas, aranhas, insetos, moscas predatórias). Mas também os parasitas (vespa parasita, mosca da lagarta e ácaros), doenças e fungos têm que desafiá-los.
Devido à sua diversidade e aparência colorida, as borboletas eram muito procuradas pelos colecionáveis. Portanto, existe um conhecimento comparativamente profundo de seu modo de vida, ocorrência e perigo.
Bem como a fauna de abelhas domésticas, fazer as monoculturas de espécies de borboleta em agricultura, a utilização de pesticidas, falta de tiras de flor, a perda de habitat (por exemplo, a drenagem das zonas úmidas), Flachenversieglung geral e consumo, variedades de plantas geneticamente modificadas (por exemplo, milho Bt), a introdução de espécies de plantas não nativas, alterações climáticas e tão difícil para criar.
Devido à perda de seus habitats, cerca de dois terços das nossas borboletas nativas estão na Lista Vermelha. Em geral, pode-se afirmar que os especialistas entre as borboletas são os perdedores dessa mudança.
As borboletas são frequentemente usadas como indicadores para fazer declarações sobre a qualidade de um habitat.
Por exemplo, eles ajudam a avaliar os efeitos das mudanças climáticas, já que é fácil quantificar mudanças na composição de espécies, diminuições no estoque ou eventos de extinção regional usando programas de monitoramento (por exemplo, monitoramento de borboletas na Alemanha) .
Uma coisa é certa: a diversidade está diminuindo! Uma variedade de borboletas pode ser encontrada na lista de alerta ou em categorias de perigo específicas da Lista Vermelha. Exemplos bem conhecidos são: Anthillae ( Phengaris spec. ), Kingfishers ( Limenitis spec. ), grande Borboleta Schiller ( Apatura iris ), Swallowtail ( Papilio machaon)e muito mais. No entanto, existem espécies que ainda são comuns. A seguir, eles serão apresentados na forma de retratos de arte.
Perigo e proteção
Borboleta escassa (Iphiclides podalirius) na Alemanha em alto risco
A fascinante biodiversidade das borboletas e sua situação inevitavelmente levam a um exame de sua ameaça e proteção.
A preservação da nossa asa de floco doméstico pode, semelhante às nossas abelhas silvestres e abelhas, também em pequena escala.
Muitas espécies de abelhas e borboletas possuem as mesmas plantas de alimentação. Globe cardo ( Echinops Ritrò ), lavanda ( Lavandula angustifolia ), lungwort ( Pulmonaria spp. ), Sage ( Salvia spp. ), Candytuft ( sempervirens Iberis ) e fireweed ( angustifolium do Epilobium ) são apenas alguns exemplos de fontes de alimento cobiçado.
Portanto, até mesmo a menor área de floração pode dar uma contribuição valiosa. Ousadia mais, não adubação, não pulverização, amigo dos insetos Jardinagem e comunicação uns com os outros são pequenos impulsos que podem fazer uma grande diferença quando se trata de proteger a biodiversidade.
Assuntos relacionados
- Reino Monera: o que é, características, classificação – Resumo
- Características Gerais dos Seres Vivos
- Filo Porífera – Características, Tipos, Funções e Reprodução
- O que é Ósculo
- Curiosidades sobre as Borboletas