Zoologia

Formiga: curiosidades, características, fotos e desenhos de formigas

As formigas estão entre os insetos mais comuns. São animais artrópodes e estão em todas as partes em todos os cantos do planeta. Neste artigo vamos ver 10 curiosidades sobre as formigas. No final dessa postagem também tem alguns desenhos de formigas para colorir.

De muitas maneiras, as formigas podem enganar, superar e superar os humanos. Suas sociedades complexas e cooperativas permitem que elas sobrevivam e prosperem em condições que desafiariam o indivíduo. Veja um vídeo e depois continue com o texto.

1. Existem mais de 12.000 espécies de formigas em todo o mundo

Você pode encontrar muitas espécies diferentes  correndo através de seu piquenique. É bem provável que você encontre um formigueiro inteiro.

2. Dizem que a formiga-bala tem o ferrão mais doloroso do mundo!

Vivendo em condições úmidas de selva, como a Amazônia , sua picada foi comparada a ser atingida por uma bala – ai!

formigas

3. As formigas de fogo causam mais de U$ 3 bilhões de dano por ano!

formiga vermelha de fogo da América do Norte  pode ser pequena, mas as pequenas criaturas têm uma picada dolorosa que causa uma sensação de queimação – daí o nome “formiga-de-fogo”, que custa milhões de dólares em contas veterinárias e médicas todo ano! Eles também são conhecidos por causar danos às plantações do fazendeiro.

4. As formigas são os insetos que vivem por mais tempo

Ao contrário de alguns insetos que podem viver apenas por dias ou até mesmo horas, a formiga rainha de uma espécie em particular – o Pogonomyrmex owyheei – pode viver até  30 anos – por isso tome cuidado para não ficar de pé sobre ela!

5. A formiga é uma das criaturas mais fortes do mundo em relação ao seu tamanho

Uma única formiga pode carregar 50 vezes o seu próprio peso corporal, e eles até trabalharão juntos para mover objetos maiores como um grupo!

Elas trabalham juntas para transportar folhas e galhos de volta aos seus ninhos

Força das formigas

6. As formigas detêm o recorde do movimento mais rápido no reino animal

As espécies apropriadamente chamadas de formiga mandíbula-trap, podem fechar suas mandíbulas a  140 mph , que ele usa para matar suas presas ou ferir predadores. Imagem se isso te mordeu no bumbum!

7. Podem ser encontradas em todos os continentes, exceto na Antártida.

Irônico realmente, quando você considera o nome …

8. São insetos sociais que vivem em colônias

A colônia, também chamada de  formicária , é composta de uma ou mais rainhas de postura e uma grande quantidade de formigas “trabalhadoras” femininas que cuidam dela, constroem e mantêm o ninho, alimentam-se e cuidam dos filhotes.

Os Machos têm asas e sua única função é acasalar com a rainha.

9. Formiga não têm ouvidos, e algumas não têm olhos!

As formigas “ouvem” sentindo as vibrações do solo através dos seus pés, e as sem olhos, podem se comunicar usando suas antenas !

Além disso, eles podem enviar  sinais químicos  (chamados de ferormônios ) liberados através de seu corpo para enviar mensagens para outras formigas!

Eles enviam avisos quando o perigo está próximo, deixam rastros de ferormônios que levam a fontes de alimento e até os usam para atrair um parceiro – uma espécie de poção de amor pelas formigas!

10. O maior formigueiro já encontrado foi de mais de 3.700 milhas de largura!

Encontrada na Argentina em 2000 , a gigantesca colônia abrigou 33 formigueiros que haviam se fundido em uma supercolonia gigante , com milhões de ninhos e bilhões de trabalhadores!

11. Podem transportar objetos 50 vezes seu próprio peso corporal em suas mandíbulas

As formigas usam seu tamanho diminuto para sua vantagem. Em relação ao seu tamanho, seus músculos são mais espessos que os de animais maiores ou até mesmo humanos.

Essa relação permite que eles produzam mais força e transportem objetos maiores. Se você tivesse músculos nas proporções de formigas , você seria capaz de levantar um Hyundai sobre sua cabeça!

12. As formigas-soldado usam suas cabeças para ligar as entradas aos ninhos e manter os intrusos à distância

Em certas espécies, as formigas-soldados modificaram as cabeças, moldadas para combinar com a entrada do ninho.

Eles bloqueiam o acesso ao ninho sentado dentro da entrada, com suas cabeças funcionando como uma rolha em uma garrafa. Quando uma formiga operária retorna ao ninho, ela toca a cabeça da formiga soldado para informar ao guarda que pertence à colônia.

13. Algumas formigas defendem plantas em troca de comida e abrigo

As plantas de formigas, ou mirmecófitas , são plantas com depressões naturais onde elas podem se abrigar ou se alimentar.

Essas cavidades podem ser espinhos ocos, caules ou mesmo pecíolos foliares . Elas vivem nas cavidades, alimentando-se de secreções de plantas açucaradas ou de excreções de insetos sugadores de seiva. O que as plantas obtêm para fornecer tais acomodações luxuosas?

Uma formiga pode defender a planta de mamíferos herbívoros e insetos, e podem até mesmo remover plantas parasitas que tentam crescer na planta hospedeira.

14. A biomassa total de todas as formigas na Terra é aproximadamente igual à biomassa total de todas as pessoas na Terra.

Como isso pode ser?! Elas são tão pequenas e somos tão grandes! Mas os cientistas estimam que existam pelo menos 1,5 milhões de formigas no planeta para cada ser humano.

Mais de 12.000 espécies são conhecidas, em todos os continentes, exceto na Antártida. A maioria vive em regiões tropicais. Um único acre de floresta amazônica pode abrigar 3,5 milhões de formigas.

15. As formigas às vezes rebanho ou tendem insetos de outras espécies

Elas fazem praticamente qualquer coisa para obter as secreções açucaradas de insetos sugadores de seiva, como pulgões ou cigarrinhas.

Para manter a melada em abundância, algumas formigas vão acasalar pulgões , transportando as pragas de corpo mole de planta em planta.

As cigarrinhas às vezes aproveitam essa tendência nutridora das formigas e deixam seus filhotes serem criados por elas. Isso permite que os cigarrinhas criem outra cria.

16. Algumas formigas escravizam outras

Muitas espécies  vão capturar cativos de outras espécies de formigas, obrigando-os a fazer tarefas para sua própria colônia.

As formigas-de-mel vão até escravizar da mesma espécie, levando indivíduos de colônias estrangeiras para fazerem suas licitações.

As rainhas de Polyergus , também conhecidas como formiga da Amazônia, atacam as colônias de formigas Formica desavisadas. A rainha amazônica vai encontrar e matar a rainha da fórmica e depois escravizar os trabalhadores da fórmica.

Os trabalhadores escravos a ajudam a criar sua própria ninhada. Quando seus filhos de Polyergus atingem a idade adulta, seu único objetivo é atacar outras colônias de fórmica e trazer de volta suas pupas, garantindo um suprimento constante de trabalhadores escravos.

17. As formigas viviam ao lado dos dinossauros

Elas evoluíram cerca de 130 milhões de anos atrás, no início do período Cretáceo . A maioria das evidências fósseis de insetos é encontrada em pedaços de âmbar antigo ou resina vegetal fossilizada.

A mais antiga formiga conhecida, uma espécie de formiga primitiva e agora extinta chamada Sphercomyrma freyi , foi encontrada em Cliffwood Beach, Nova Jersey.

Embora esse fóssil remonte 92 milhões de anos, outra formiga fóssil que se mostrou quase tão antiga tem uma linhagem clara para formigas dos dias atuais. Isso sugere uma linha evolutiva muito mais longa do que se supunha anteriormente.

18. As formigas começaram a cultivar muito antes dos humanos

As formigas agrícolas de fungos começaram seus empreendimentos agrícolas cerca de 50 milhões de anos antes que os humanos pensassem em cultivar suas próprias plantações.

As primeiras evidências sugerem elas começaram a cultivar a partir de 70 milhões de anos atrás, no início do período terciário.

Ainda mais surpreendente, é que esses insetos usavam técnicas sofisticadas de horticultura para melhorar o rendimento de suas colheitas. Eles secretaram produtos químicos com propriedades antibióticas para inibir o crescimento de mofo e criaram protocolos de fertilização usando estrume.

19. Algumas formigas formam “supercolônias” que podem se estender por milhares de quilômetros

As formigas argentinas, nativas da América do Sul, agora habitam todos os continentes, exceto a Antártida, devido a introduções acidentais.

Cada colônia tem um perfil químico distinto que permite que os membros do grupo se reconheçam e alerta a colônia para a presença de estranhos.

Cientistas descobriram recentemente que supercolonias massivas na Europa, América do Norte e Japão compartilham o mesmo perfil químico, o que significa que elas são, em essência, uma supercóllia global.

20. As formigas-escoteiras põem rastros de cheiro para guiar os outros à comida

Seguindo as trilhas de feromônio estabelecidas por formigas-batedoras de sua colônia, formigas forrageiras podem coletar e armazenar alimentos de forma eficiente.

Uma formiga-batedora sai primeiro do ninho em busca de comida e vagueia um pouco aleatoriamente até descobrir algo comestível. Em seguida, consumirá parte da comida e retornará ao ninho em linha reta e direta.

Parece que essas escoteiras podem observar e lembrar de pistas visuais que permitem que elas naveguem rapidamente de volta ao ninho.

Ao longo da rota de retorno, a formiga escoteira deixa um rastro de feromônios, aromas especiais que guiarão seus companheiros de ninho até a comida.

As formigas forrageiras seguem seu caminho, cada uma adicionando mais cheiro à trilha para reforçá-la para os outros. Os trabalhadores continuarão andando para trás e para frente ao longo da linha até que a fonte de alimento esteja esgotada.

Desenhos de formiga para colorir

Desenho 1

formigas-pra-colorir

Desenho 2

desenho-de-formiga

Assuntos relacionados

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios